Suco Detox vale a pena! Ele é o primeiro passo para o emagrecimento e manutenção da saúde

O Suco Detox é um método de emagrecimento e desintoxicação do organismo que virou moda. O suco serve, de um modo geral, como primeiro passo para a reeducação alimentar e para manter o corpo mais saudável, eliminando excesso de toxinas acumulados por maus hábitos alimentares e falta de atividades físicas.

As receitas vêm acompanhando uma série de pessoas que estão determinadas a adotar um estilo de vida diferente e em busca do peso ideal. Além da ajuda para o condicionamento físico, o Suco Detox traz uma série de benefícios para a saúde que dão motivo para a sua fama atual.

Para que serve Suco Detox

Os principais órgãos que ajudam na desintoxicação do organismo são o fígado e o rim. Estes dois sistemas dentro do organismo tem a função de filtrar e eliminar os líquidos, toxinas e demais substâncias que passam pelo corpo.

Na verdade, de forma prática, os alimentos não desintoxicam o corpo diretamente, mas ajudam no funcionamento destes dois órgãos. Afinal, quando aliamos uma dieta com alimentos diuréticos e antioxidantes fazemos com que os resíduos sejam eliminados com mais facilidade.

Os Sucos Detox servem para ajudar o organismo a eliminar quantidades de toxinas acumuladas durante a alimentação, principalmente quando há o consumo frequente de alimentos industrializados e processados por terem grandes quantidades de substâncias que garantem a conservação, aromatização e destaque do sabor.

A longo prazo, o fígado e rins não conseguem dar conta de filtrar essas substâncias mantendo resíduos esquecidos no sistema linfático, aquele que faz o transporte dos líquidos do corpo. A consequência desse processo é a sensação de inchaço, aumento de peso, reações alérgicas, dores de cabeça, prisão de ventre e exposição à doenças como o câncer, infecções, gripes e resfriados.

Suco Detox para o emagrecimento

O suco Detox emagrece de uma forma indireta, com a eliminação de toxinas. Ele provoca o desinchaço do organismo principalmente na região abdominal o que dá uma sensação de leveza e pode gerar efeitos na balança logo na primeira semana.

No entanto, a verdadeira relação do Suco Detox com a perda de peso está na forma com que introduz as pessoas a uma rotina mais saudável. Ao associar frutas, legumes e vegetais que não faziam parte da refeição a pessoa sente-se mais leve e passa a desejar uma transformação na sua vida que posteriormente é levada a uma reeducação alimentar.

Além disso, os Sucos Detox quando substituem refeições ou são aliados de forma correta ao cardápio diário dão os primeiros efeitos de uma dieta: a mudança dos hábitos e alimentação de baixa caloria mas rica em nutrientes. Tudo isso acontece sem que provoque aquela sensação de mau humor característico das mudanças de hábitos e períodos de adaptação.

Se você busca os Sucos Detox para reduzir medidas lembre-se de associar ingredientes de baixa quantidade calórica e não se esqueça de adoçar naturalmente com mel, melancia ou banana. Receitas ideais compõem água de coco e alimentos termogênicos como a canela e o gengibre.

Receita de suco Detox para emagrecer

1/2 cenoura
2 dedos de gengibre
1 fatia de abacaxi
1 folha de couve manteiga
Suco de laranja lima com água

Benefícios

São vários os benefícios do Suco Detox para o organismo. Entre eles estão as seguintes qualidades:

Rico em vitaminas e nutrientes

O Suco Detox associa os benefícios de diferentes frutas e verduras de forma que se torna um importante repositor de nutrientes pós-treino além de saciar a necessidade de consumo de alimentos durante o dia. Cada suco tem uma função específica, o de berinjela ajuda a controlar níveis de colesterol, ao colocar banana ajuda no tratamento da depressão.

Ajudam a eliminar toxinas

As suas propriedades diuréticas, digestivas e antioxidantes ajudam os órgãos a eliminar substâncias acumuladas e, com isso, manter o sistema imunológico mais forte e resistente à toxinas.

Fortalecem o sistema imunológico

A grande maioria dos Sucos Detox possuem quantidades significativas de vitamina, incluindo a C que tem efeito antinflamatório e prevalecem o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças, infecções, gripes e outros.

Mantém a pele mais jovem

A função antioxidante de grande parte das frutas comumente utilizadas nos Sucos Detox funcionam eliminando os radicais livres – organismos que roubam elétrons (energia) das células acelerando o processo de envelhecimento. Na prática isso faz com que o funcionamento dos órgão seja prejudicado, alguns estudos apontam como possíveis causadores de câncer e tumores e na pele o envelhecimento fica evidente. Frutas como o abacaxi, limão e cítricos no geral ajudam a reverter esse processo.

Como fazer Suco detox

As receitas dos Sucos Detox combinam ingredientes para funções específicas, alguns são mais ácidos, outros mais calóricos. Conhecer os ingredientes é um diferencial para adequar um cardápio equilibrado. Uma das receitas mais conhecidas é o suco verde. Veja como fazer:

Receita de suco verde

  • 150 ml de chá verde ou água de coco
  • 1 limão batido sem a parte branca fibrosa
  • 1 folha de couve
  • Gelo

Suco rápido de gengibre e hortelã

Esta receita é excelente para a digestão, tem efeito termogênico e fortalece o sistema imunológico

  • 150 ml de água
  • 1 fatia de melão
  • 1 colher de café de raspas de gengibre
  • 1 punhado de folhas de hortelã frescas
  • Gelo
  • Adoçante ou uma colher de mel

Suco de laranja com limão

  • Um copo de suco de laranja natural
  • Suco de 1 limão fresco
  • Gelo de gosto
  • 1 cenoura descascada

Quando e como tomar

Os Sucos Detox são uma boa opção para começar o dia, quando ainda em jejum os efeitos são potencializados, mantendo o corpo preparado para receber novos nutrientes. A função diurética e de eliminação de toxinas também é aprimorada quando o estômago está vazio.

Além do café da manhã requintado é possível adicionar os Sucos Detox aos cardápios antes e após as principais refeições do dia. No entanto, conhecer os ingredientes do suco é muito importante, afinal, eles são diferentes para cada situação. Se o desejo é saciedade antes da refeição, deve-se incluir laranja, mamão ou banana. Já se a intenção é melhorar a digestão o abacaxi, limão e gengibre são bem-vindos.

Sucos para tomar depois da refeição devem ser mais leves e combinar poucos ingredientes. No café da manhã podem levar mais frutas e folhas verdes, essa proposta faz com que se tenha rica quantidade de nutrientes, baixa caloria e muita disposição para começar bem o dia. A combinação perfeita para quem está no inicio de dietas ou num processo de reeducação alimentar.

Os sucos Detox são importantes aliados durante as festas, para ajudar a evitar a ressaca no dia seguinte e ajudar aqueles que querem aliviar os efeitos do álcool com mais rapidez. Isso acontece porque a sacarose presente nas frutas maduras ajudam o sistema nervoso central a ficar mais ativo, a água é aliada na hidratação e os efeitos diuréticos eliminam as toxinas.

O consumo dos sucos deve ser regular para efeitos duradouros, aos poucos eles passam a fazer parte de uma rotina saudável e com uma qualidade de vida invejável.

Infográfico – Principais receitas de suco detox

Confira no infográfico abaixo os principais benefícios dos suco detox e também algumas receitas bem interessantes:

 

Leave a comment

Your email address will not be published.


*